quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Solidão x Beleza x Estar Solteira

De início, pensei em traçar um paralelo entre SOLIDÃO e BELEZA, porém um outro assunto tem me acompanhado e mereceu entrar na discussão: ESTAR SOLTEIRA. Vejam bem, a condição de estar solteira pode ou não implicar em sentir solidão.
Estes assuntos me acompanham há cerca de 2 anos. Ao me conhecerem, sempre me questionam (sem exagero algum): Como uma mulher tão bonita como você pode estar solteira?
Sinceramente, cansei de responder a essa indagação. Será que a resposta é tão difícil de se imaginar? Basta lembrar que tantas outras pessoas, tão bonitas quanto eu, estão por aí solteiras (e em alguns casos, bastante solitárias).
Como todos que passam longos períodos solteiros, também já me senti solitária, mesmo estando cercada de amigos e familiares. Cabe somente a mim, saber como me senti, sinto-me e me sentirei, ninguém mais pode responder a isso, então peço aos pseudo-intelectuais que, por favor, parem de tentar manipular e modificar meus sentimentos, pois eles são somente meus.
AVISO IMPORTANTE!!! Quem defende que solidão é tão-somente um sentimento ruim, nem se dê ao trabalho de ler o restante do texto, porque eu prego que a SOLIDÃO NEM SEMPRE É RUIM e, algumas vezes, ELA É NECESSÁRIA AO ENGRANDECIMENTO PESSOAL!
Depois de tantos questionamentos, comecei a me perguntar: pessoas fisicamente bonitas não podem estar solteiras? E pessoas bonitas não têm o direito de sentir solidão? Quem decide isso, eu, você, um terceiro qualquer? Se não formos capazes de ser felizes sozinhos, será que seremos capazes de ser com outro alguém? E seremos capazes de fazer este outro alguém feliz?
Não podemos esquecer nunca que a multiplicidade do ser humano não nos permite fazer generalizações, como se fossem constatações definitivas, sem direito a argumentações e ressalvas. Aprendi cedo que para toda regra, existem exceções. E como existem...
Eu acredito que pessoas bonitas estão solteiras exatamente pelos mesmos motivos que pessoas não bonitas estão: seja porque não encontrou uma pessoa companheira o bastante; seja porque não está pronta para se relacionar novamente; seja porque está curtindo a fase do “ficar”...
Também acredito que qualquer pessoa pode sentir solidão; não é porque a pessoa é fisicamente bonita e vive cercada de pessoas (que não necessariamente a amam como ela merece), que ela não tenha o direito de se sentir só. Para mim, a solidão pode proporcionar o encontro com nós mesmos, nos induz à reflexão e nos ajuda a trilhar o caminho do autoconhecimento.
Infelizmente, vivemos em uma sociedade que condena veementemente a solidão e o ato de estar solteira, como se isso fosse uma aberração. A pessoa solteira (solitária ou não) é vista, muitas vezes, como alguém infeliz. E para nós mulheres, isso é muito mais difícil. Não importa se somos bem sucedidas e estamos felizes, a sociedade entende que somente seremos plenas, quando estivermos acompanhadas.
É quase perigoso viver à mercê do que a sociedade espera de nós. Como diria Sartre, estamos condenados a sermos livres, pois decidir o que fazer com nossas escolhas não é tarefa fácil e gera angústia.
Apesar de estar solteira (mas, no momento, não solitária), acredito nos relacionamentos, entretanto, acho que o ato de namorar ou casar deve partir, sobretudo, de um anseio íntimo e genuíno e jamais de uma cobrança social. Quando não prestamos atenção aos nossos sentimentos e encaramos os relacionamentos de forma mecânica, acabamos pagando um preço muito alto.
O ato de estar solteira pode ser uma opção consciente e trazer muita felicidade. Seja como for, não podemos permitir que terceiros influam num terreno tão íntimo quanto a afetividade e o impacto disso em nossas vidas.


“Eu não sou eu nem sou o outro, sou qualquer coisa no intermédio, pilar na ponte do tédio que vai de mim para o outro”.
Mário de Sá Carneiro

2 comentários:

Pedro Tinoco disse...

Uma idéia. Acho que vc deve reunir suas crônicas e pensamento para posterior publicação em livro. Pense nisso e se organize nesse sentido. Muito sensato e interessante esse texto sobre solidão - principalmente a parte que fala sobre o agir mecânico para satisfazer a sociedade depois as consequencias disso. Gostei muito. Eu mesmo to pagando um precinho alto por conta de decisões passadas. Mas tudo bem. A vida segue em frente. Bjs e parabéns pelo Blog.

Unknown disse...

Ana, nos conhecemos há alguns anos e, certamente
essa sua condição de "estar solteira" também me
fez fazer essa pergunta tanto para mim mesmo e
quanto para você, porém, por motivos diferentes,
não era o fato de sua beleza, mas sim pelo seu
astral, pela energia que você nos transmite(falo
por mim e por todos). A partir do momento que eu,
passei a acompanhar sua vida através de nossas
conversas pelo msn, e por scraps e e-mails trocados,
passei a entender e te admirar mais ainda.
Sei o que é estar solteiro, sei o que é está sozinho,
e com certeza sei que são dois estado completamente
diferentes. Também me falam para me divertir, arranjar
uma namorada, e todas aquelas lengas-lengas que você
também está cansada de ouvir, mas eu não me incomodo
porque tenho um ideal de vida, tenho planos e, pretendo
realizá-los mesmo que há longo prazo e que eu tenha que
suar muito, é ai que entra a sua pregação, que diz:
"SOLIDÃO NEM SEMPRE É RUIM e, algumas vezes, ELA É
NECESSÁRIA AO ENGRANDECIMENTO PESSOAL!" Não quero me
envolver com ninguém sem antes ter condições para que
eu possa construir uma "família de fato", já passei por
essa fase de "ficar". Toda vez que vejo uma criança
brincando em uma praça com o pai e a mãe, sinto solidão
porque já gostaria de ter conquistado tudo que tenho
almejado realizar antes de construir uma família.
É minha cara! você tem direito a tudo, de bom e de ruim,
cada um com a medida certa: está solteira na medida certa,
sentir solidão na medida certa. Quem decide isso não é
você, não sou eu, nem terceiros, é Deus. E é somente Ele
quem sabe dizer se somos capazes de sermos felizes sós,
ou na companhia de alguém.
Você é uma pessoa muito boa e muito ruim, na medida certa,
portanto não dê ouvidos a palavras pessoas que tentam
te desviar de seus objetivos e planos. continue acreditando
em Deus e somente Ele tem as respostas que você procura.
No mais, continue solteira mesmo, você está certíssima. Realize
todos seus objetivos e, tomara que eu realize os meus ao mesmo
tempo que você, e se Deus me ajudar, os pseudo-intelectuais
vão mudar de pergunta: “Como uma mulher tão bonita como você
pode estar casada com um homem tão feio, ainda mais lá do
Maranhão?”
2 CORÍNTIOS, CAP 5, VERS 17