segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A traição não é uma opção!



Vocês devem estar se perguntando por que alguém que vem falando tanto em amor resolveu dedicar seus últimos textos ao tema traição. Pois bem, eu explico, desde sábado que ouço falar muito nisso. E mais, fala-se em traição, justamente quando se fala em amor.
Não sou ingênua, sei que a traição entre casais é cada vez mais corriqueira, o que não quer dizer que eu concorde com ela. Numa boa, não concordo e jamais concordarei!
Tudo começou quando uma amiga contou que passara a noite anterior conversando com amigos sobre isso e como ela estava desgostosa com tudo que havia escutado. Na hora fiquei calada, pois não tenho mais a inocência de ser tão crente nas pessoas, mas ainda concordo com ela em uma coisa: EU PRECISO ACREDITAR QUE NEM TODOS SÃO ASSIM! Para piorar, no mesmo fim de semana assisti a um filme e a um programa de TV, na verdade um reality show, que trataram do assunto.
Mais e mais pessoas pensam que trair é um ato simples e que não merece tanta importância, chegam a encher a boca para dizer que não entendem o motivo pra tantas críticas e estardalhaço. De fato, quem trai, age como quem dorme, come ou troca de roupa, ou seja, trair é a atitude mais natural do mundo.
Espere aí, mas não é natural coisa alguma!!! Quem trai só está pensando no prazer instantâneo, daquele exato momento, não enxerga as conseqüências e principalmente a falta de respeito que essa conduta envolve. E nem falo na falta de respeito com seu companheiro, mas sim, e principalmente, na falta de respeito consigo mesmo e com a relação.
Está tão ruim assim que não consegue resistir às tentações? Então dê um basta nisso, respeite-se, é o mínimo que você pode fazer. Não trair os próprios sentimentos, não significa fazer tudo que lhe dá vontade. Afinal, quem gostaria de ser passado para trás? Eu não e tenho certeza absoluta que você também não, então, porque vai fazê-lo?
Todos querem se relacionar com alguém que lhes traga felicidade, que lhes proporcione bons momentos e que não magoe seus sentimentos, então, se é mesmo o que queremos, porque não fazemos o mesmo pelos outros?



Há sempre um momento, por mais breve que ele seja, que nos permite escolher entre cruzar a linha do respeito ou permanecer atrás dela. Até hoje, sempre optei ficar atrás da linha. A relação não é mais a mesma? Converse a respeito, faça terapia de casal, dê um tempo ou coloque um ponto final.
Chega de namorar apenas pra não ficar sozinho, pois no fundo você estará ainda mais só do que imaginava. Tente aprender a respeitar a si mesmo, antes de se envolver com alguém novamente e quando o fizer, faça sem medo. Sei que não é fácil enfrentar os medos, sei também que é mais difícil ainda aprender as regras do jogo, mas somente se chega lá dando o melhor de si.
O que mais me chamou atenção, na verdade, foi o reality show, nele, casais aparentemente satisfeitos e felizes, vão a uma ilha sofrer tentações, lá são separados e só vêem alguns poucos momentos um do outro. Pensei ‘poxa, como alguém em sã consciência se presta a um papel desses?’. Prestando bastante atenção, você consegue ver que aqueles não eram casais felizes, eles não conseguiram resistir nem por uma semana e pior, ora negavam que haviam feito algo que não deveriam, ora admitiam e justificavam nas atitudes do outro, nunca em si mesmos. Eis a demonstração da mais pura hipocrisia humana e evidente falta de respeito.
Por coisas assim que digo que o mais importante numa relação é conversar bastante, franca e abertamente, bem como, manter sempre o respeito. E quanto a fidelidade? Quem respeita, não trai! Simples assim, porque a vida pode ser simples, basta não complicarmos. Porém, como anteriormente escrito, a traição virou moda, tornou-se habitual, ou seja, não há mais respeito entre as pessoas... (demonstração da tremenda inversão de valores que viveciamos)
Ainda sou do tempo que antes de trair, é melhor acabar. Sinceramente, se eu parar de acreditar que ainda há pessoas como eu, será melhor olhar pro céu e gritar: PARE O MUNDO, EU QUERO DESCER!!!

Por fim, deixo as duas cenas mais impactantes, pra mim, do filme Closer, que trata bem desse tema, sem pieguices, vejam e tirem suas próprias conclusões. Enjoy!


“Oh, as if you had no choice? There's a moment, there's always a moment, ‘I can do this, I can give into this, or I can resist it’, and I don't know when your moment was, but I bet you there was one.”


“Where? Show me! Where's this love? I can't see it, I can't touch it, I can't feel it... I can hear… I can hear some words but I can't do anything with your easy words…”

2 comentários:

Unknown disse...

Texto interessante.
Sou da mesma opinião, tenho que ter a esperança que nem todas as pessoas são assim.
Como diz o ditado, não faça com os outros o que você não quer que seja feito com você.
Sou da opinião de que não importa se a outra pessoa fica sabendo ou não. Trair uma pessoa é trair o sentimento que temos por ela. E tudo que fazemos, tem conseqüências.

Patricia disse...

Realmente você estava inspirada ao escrever esse texto! Concordo com tudo que você disse e acrescento dizendo que uma pessoa que traí não está enganando ao outro, mas sim a si próprio.