A palavra entusiasmo vem do grego (em + theos) e significava originariamente “ter um deus dentro de si”.
Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, para eles, a pessoa entusiasmada era aquela preenchida, inspirada ou possuída por uma entidade divina e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Segundo eles, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la.
Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa estusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista.
Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados.
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. E o entusiasmo é bem diferente do otimismo. Otimismo significa esperar que uma coisa dê certo. Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo.
----------------------------------------------------------
As pessoas precisam de mais entusiasmo em suas vidas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário