quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Preparativos para a viagem.



A partir de hoje, contarei a vocês o que tenho feito para que minha viagem saia do jeitinho que espero. E dentro de alguns dias, isso aqui será meu diário da viagem. Aguardem!! Prometo que não omitirei as trapalhadas que certamente cometerei, pois sem uma besteirinha não serei eu viajando.

Por onde começar, vejamos...

Quando eu era adolescente e fui ao exterior pela 1ª vez, lembro apenas de tirar um foto para o passaporte, recebê-lo e assiná-lo, então ele sumiu e quando voltou, estava com o visto, uma cópia de minha certidão de nascimento grampeada nele e muitas recomendações de minha mãe.

Agora, já adulta, tive que preencher um formulário enorme, pagar uma taxa caríssima, marcar uma entrevista, aguardar uns dias, levar vários documentos, confirmar os dados do formulário, digitalizar minhas impressões digitais (agora sou “fichada” junto a polícia federal), tirar uma foto digital e fazer uma assinatura igualmente digital, diga-se de passagem, parecia que uma criança de 5 anos tinha assinado kkk Aquele aparelho deixa qualquer assinatura horrorosa!

Para onde vou, passando até 90 dias, não é preciso visto. Claro que eles não precisam se preocupar comigo, pois não tenho a menor vocação para ser imigrante ilegal. Vou passar apenas duas semanas, o que pra mim já é o suficiente, por mais confortável que seja o hotel, sempre sinto saudades de minha cama.

Nesse ponto você pensa que já fiz tudo que tinha para fazer. Errado!

Vi com a agência uma boa excursão, preferi visitar poucas cidades, para não passar muito tempo na estrada. Ter um guia acompanhando também era essencial, sei falar inglês, posso desenrolar o espanhol, mas falo praticamente nada de francês. Além disso, minha mãe nunca iria numa viagem dessas sem um guia, ela tem medo de ficar sozinha e não saber se comunicar.

Compramos malas novas, um pouco maiores, bem, uma delas é enorme (coisas de mamãe). Mas está bom, afinal, sempre há um ou outro presentinho que trazemos para os entes queridos (e pra nós mesmas). Minha mãe fica dizendo que não vai perder tempo fazendo compras, mas como a conheço bem, ela vai comprar algumas coisinhas sim.

Também compramos casacos de frio, lá será outono, o que significa temperaturas em torno de 12º, frio o suficiente para quem mora num lugar essencialmente tropical e que, por isso, não tem no guarda-roupas vestimentas de frio. Cara, estou com uns três ou quatro casacos, porém minha mãe comprou uns sete ou oito! Haja frio rsrsrsrs

Ahhh, claro, já passei por um “mico”. Como a excursão sairá de outra cidade, tivemos que comprar passagens pra lá. Amigos, a internet é um perigo nessas horas! Fiz toda a operação e no fim, na hora de confirmar a compra, após enviar os dados do cartão, puf, a página deu erro. Demorei a receber a confirmação em meu e-mail e acreditando não ter concluído a compra, iniciei novo processo e dessa vez finalizei sem problemas. OU QUASE! Recebi as confirmações de compra juntas. Minha mãe me atormentou durante dias por causa disso. Mas calma, já resolvi.

Sabem o que de mais diferente fiz? Tomei cuidado em me vacinar. Da outra vez, eu nem pensei nisso. Quando somos jovens, somos muito mais corajosos e despreocupados. Agora tomei vacina contra gripe e febre amarela. Fiz até meu cartão de vacinação junto a ANVISA. Falta renovar as vacinas contra tétano e hepatite. Sabe-se lá se vou me cortar, não custa prevenir.

Pelo menos uma coisa não me preocupei, o seguro-viagem, exigido para cobrir eventuais despesas médicas. No valor que pagamos à agência já estava incluso o tal seguro. Espero sinceramente não precisar usá-lo. Adoecer não é uma opção rsrsrsrs Para tanto, já procurei saber sobre alimentação e higiene nas cidades que visitarei.

Ah, isso me lembra, comprei guias de viagem, eles são importantíssimos. Você fica informada a respeito de costumes, preços, lugares para visitar, como se vestir, o que comer e beber, voltagem de energia, temperatura local, onde se hospedar, como se locomover, acessórios necessários, etc. Sugiro que procurem guias do tipo 'hand map' ou 'pocket guide'. E se não se sentir seguro em relação à língua local, guias de conversação de bolso também são essenciais.

Feito tudo isso, é hora de comprar dinheiro em moeda local, um pouco mais que o suficiente para os dias de permanência e faça a mala. Não esquecer de colocar na mala protetor solar, calçados e roupas adequadas e confortáveis, produtos de higiene, sacos pra roupa suja, barrinhas de cereais, uma garrafa térmica pra água, câmera digital, bateria e carregador, documentos e cópias, enfim, tudo que for necessário, sem exagerar no peso, pois em viagens nacionais podemos levar 23kg de bagagem e em internacionais, 32 kg.

Minha mala ainda não está pronta, também pudera, falta três semanas, mas estou ansiosa pelos preparativos finais e que as empresas aéreas colaborem!!! Nos próximos posts falarei um pouco das cidades que escolhi para visitar. Viagem comigo, ok?

Um comentário:

Patricia disse...

Opa! Se a mala é grande eu sou pequena então acho que é uma ótima junção.. rs Me leva na mala?.. rs