quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

O que é certo e o que não é


Hoje li a seguinte notícia: Porta-voz do Ministério das Finanças da Alemanha, após uma reunião com representantes das vítimas do holocausto, declara que o governo alemão não irá pagar nada além do que foi acordado em 1952.
Sinceramente, acho justíssimo! O governo alemão atual não pode passar o resto da vida, pagando pelos erros do passado. E mais, porque somente os judeus são beneficiados? O governo nazista de Hitler perseguiu e matou vários outros povos, como ciganos, ateus e negros, mas as pessoas só falam em judeus.
O representante das vítimas sobreviventes argumenta que, na época que o acordo foi feito, não se havia previsto o aumento no custo de vida. Ora bolas, e essas pessoas não trabalham por acaso? A mesma pessoa afirmou também que não se trata de dinheiro, mas da responsabilidade do governo alemão. Pois bem, se não se trata de dinheiro, porque estão querendo mais? Devemos lembrar que os envolvidos foram julgados e condenados e seus crimes não podem ser atribuídos às pessoas de hoje.
Seguindo essa lógica, que tal os Estados Unidos pagarem indenização aos japoneses pelas bombas atômicas? E porque Israel não paga indenização aos palestinos, já que estes foram expulsos de suas terras e mortos por aqueles? Porque a Inglaterra não paga aos indianos pelos anos de opressão? E porque os países europeus não pagam aos africanos as décadas de exploração e escravidão? Estes são apenas alguns exemplos...
O povo alemão já pagou caro pelos erros do passado e está na hora dos judeus pararem de usar o holocausto como desculpa para tudo e seguirem em frente. Concordo que não há dinheiro no mundo que compense um trauma, porém, atribuir eterna responsabilidade também não resolverá. É hora de viver e deixar o passado no passado.

Nenhum comentário: