quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Árvore dos problemas


(repassado por Rosany Andrade)

Certa vez meu pai contou uma história que aconteceu com ele, vale a pena ler.
Eu havia contratado um carpinteiro para me ajudar a consertar um armário.
O dia dele não tinha sido nada fácil: trabalhou duro, sua máquina de cortar madeira estragou, ele perdeu uma hora de trabalho e, na hora de sair, seu velho caminhão se negava a arrancar.
Levei-o para casa.
Ele estava sentado ao meu lado.
Falou nada o caminho todo.
Quando chegamos, convidou-me para conhecer sua família.
Caminhando até a porta, ele parou um momentinho diante de uma pequena árvore e tocou-a com suas mãos nas pontas dos galhos.
Quando se abriu a porta, aconteceu a transformação: a cara dele estava bem iluminada por um grande sorriso.
Abraçou o filho e deu um beijo em sua esposa.
Mais tarde, ele me acompanhou até o carro.
Quando passamos perto da árvore, fiquei curioso e lhe perguntei sobre o que tinha observado antes:
- Oh, esta é a minha árvore de problemas, respondeu ele. Sei que não tenho como evitar problemas no trabalho, mas de uma coisa eu sei: eles não pertencem a minha casa nem a minha esposa, nem a meus filhos Por isso, eu simplesmente os penduro na árvore quando chego em casa de noite. Na manhã seguinte, eu os recolho de novo.
Continuou falando:
- O engraçado é, disse ele sorrindo, que, quando saio de manhã para recolhê-los, nunca há tantos problemas como me lembro de ter colocado na noite anterior.


Nenhum comentário: