quinta-feira, 11 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Em primeiro lugar, desculpem minha ausência, sei que o texto vem com atraso, mas a vida não pára!

É uma pena que se tenha escolhido uma data para comemorar as conquistas sociais obtidas pelas mulheres, pois tudo pelo que lutamos não pode e não deve ser resumido em um dia por ano. Aliás, eu questiono (sim, eu questiono tudo): afinal, há realmente o que se comemorar? Sejamos francos! A sociedade precisa melhorar e muito no trato consigo mesma, não somente com as mulheres, mas com todo ser vivo (humano ou não). Defendo que todo dia deve ser dia da mulher, da criança, do negro, do índio, do excluído, do animal, da árvore, dos rios, do mar, enfim, do planeta Terra!
Mas voltando ao assunto MULHER... Não posso dizer que somos uma minoria excluída, muito pelo contrário! Somos muitas e somos grandes, batalhadoras, persistentes e fortes. Chega de se esconder atrás do esteriótipo de sexo frágil, pois de frágil só temos a imagem. Hoje as mulheres comandam países e empresas influentes, são chefe e arrimo da família. Infelizmente, ainda somos tratadas com desdém.
Se somos bem sucedidas, nos acusam de feministas mal amadas. Se somos bonitas, nos chama de gostosas e duvidam de nossa inteligência e capacidade. Se somos sexual e afetivamente bem resolvidas, nos classificam de vagabundas. É complicado ser mulher e o melhor possível. O mundo no qual vivemos é extremamente machista, eles ainda cantam com muito gosto a infeliz música "Amélia é que era mulher de verdade".
Eu gostaria muito de vir aqui e dizer que há muito o que comemorar, mas como fazer isso diante de tanto descaso e de tanto pré-conceito em cima de nós? Pior ainda, preciso admitir que boa parte do machismo incutido nos homens está lá por nossa causa, porque nós mesmas somos sexistas e criamos nossos filhos cheios de conceitos errados. É triste ver nossa sociedade ignorar ou inverter os valores morais certos; é uma lástima que gritem como palavra de ordem: "honra", sem ao menos saber o que essa palavra significa; e é mais triste ainda, ter que dar o braço a torcer que nós mulheres contribuimos para tudo isso!
No dia que deixarmos de lado determinados pré-conceitos, no dia que olharmos menos para os defeitos alheios e mais para os nossos próprios, no dia que nos insurgimos 100% unidos contra a degradação da moral, da ética e dos bons costumes, aí sim poderei dizer que há o que ser comemorado, enquanto não, eu fico apenas observando curiosamente os órgãos públicos distribuindo rosas a cada 08 de março (como se isso solucionasse ou amenizasse tudo de ruim a que somos submetidas).


"Mulher é mesmo um ser interessante! Mesmo brava, continua linda. Mesmo alegre, chora. Mesmo tímida, comemora. Mesmo apaixonada, ignora. Mesmo frágil, é poderosa!"

Nenhum comentário: