terça-feira, 11 de outubro de 2011

A pessoa certa? (Teoria)


Você que começou a ler deve estar pensando que se trata de mais uma reprodução daquele texto já tão batido. Calma. Não tem relação (quase) alguma, este aqui é novo e todinho meu. É a minha visão da teoria da pessoa certa ou pessoa errada. Vamos lá?
Eu penso que existem várias formas de amor: amor dos pais pelos filhos e vice-versa, amor entre irmãos, amor entre amigos e amor entre amantes. Deste modo, também existem várias formas de ser a pessoa certa e, igualmente, a pessoa errada.
Posso afirmar que sou a pessoa certa para meus pais, irmão e amigos, ou seja, para todos aqueles que permanecem em minha vida e são tão importantes para mim. E eles são as pessoas certas para mim, cada um com sua forma de amor e certeza.
Dito isto, é preciso reconhecer, fui a pessoa errada na vida de alguns que pensei serem meus amigos, mas não eram... E, principalmente, fui a pessoa errada para os homens que conheci e de quem gostei.
Quer saber? Faz parte. Nem todo mundo encontra a pessoa certa no primeiro romance. Na verdade, a maioria de nós demora a encontrar essa tal pessoa certa, o chamado amor para a vida toda. E alguns nunca encontram.
Há quem diga que existem pessoas certas em horas erradas. Eu discordo. A pessoa certa sempre fará com que o momento seja o certo. Se o momento é o errado, então você não é a pessoa certa. Conforme-se.
Vejam bem, não estou dizendo que isto é imutável, que você sempre será a pessoa errada na vida daquela pessoa. É verdade que há pessoas para as quais sempre seremos as certas e há pessoas para quem sempre seremos as erradas.
Contudo, há pessoas para as quais já fomos a certa e tornamo-nos a errada, bem como, já fomos a errada e podemos vir a ser a certa. Sabendo disso, não tenho ilusões, sei que o fato do outro não me querer agora, não é garantia que possa mudar de ideia mais tarde. Na maior parte das vezes, não vai mudar.
O que fazer, então? Concentre-se naqueles que são os certos. Pense assim, você já é a pessoa certa para tanta gente, um dia vai ser a pessoa certa para aquele cara, que também vai ser o certo pra você. Basta ter calma e levar a vida numa boa.
Não adianta ficar por aí perseguindo um ideal, procurando a pessoa certa, achando que cada pessoa que cruzar seu caminho pode ser o cara certo. Quando ele aparecer, você vai saber, aliás, vocês irão saber. Não acredito em amor a primeira vista, nem em encontro cósmico de almas, acredito apenas em empatia, reconhecimento e admiração.
Que tal se começar achando que o novo conhecido é um cara errado ao invés de apostar todas as fichas nele? Quem sabe assim, um dia você descobre que ele é o certo. E enquanto este não vem, seja feliz, valorize as pessoas certas que já estão em sua vida. Ah sim, pode se divertir com os errados, mas olha, só um pouquinho, heim?!

4 comentários:

Patricia disse...

Suas palavras me fizeram lembrar de um texto que li hoje no ônibus, enquanto voltava do trabalho. Chama-se tudo à seu tempo e tem o seguinte trecho final que gostei muito:
"Melhor deixar mansamente o rio correr.
Não adianta acelerar as águas....
Não adianta querer precipitar nas decisões.
Não adianta querer vencer antes da luta.
Não adianta comemorar antes de chegar
Não adianta sorrir antes de chorar
Não adianta sofrer antes de amar.
Melhor é deixar as coisas fluírem naturalmente
Seguir etapas que são desenvolvidas e vencidas lentamente
E só assim com mansidão viver cada dia de uma vez.
E ser feliz devagar... pra não sofrer duas vezes."

Na maioria das vezes tentamos transformar alguém na pessoa "certa" na ânsia acabarmos com o sofrimento chamado solidão e a única coisa que conseguimos é trazer mais sofrimento para nossas vidas.

Gostei do texto e do tema!

acelino disse...

ana...
nao faz muito tempo que leio seus comentarios, e confesso identifico
uma profunda falta de humanidade qu
e o social nao ensina, e so nos res
-a buscar no desenvolvime nto do a-
mor ; alias de que estamos fala ndo
o que que e mais importante que tud
o na vida, o que realmente transfor
-ma uma pessoa o que e o bom amor?
em que vamos acreditar....
acelino

Deby Eidam. disse...

Gostei muito deste blog, vai estar em meus favoritos. Parabéns!

Anônimo disse...

Olá, passando pra dizer que gostei do blog, e quando tiver um tempo, visita o meu:
www.amoreoutrasdrogas2.blogspot.com
Beijos!!!