terça-feira, 18 de agosto de 2009

Quando precisamos de alguém a nosso lado...


Albert Camus escreveu uma vez:“abençoados os corações flexíveis, pois nunca serão partidos”Mas eu me pergunto:
– se não se partirem, não irão se curar...
se não houver cura, não haverá aprendizado...
e se não houver aprendizado, não haverá luta...
A luta é uma parte da vida,
então todos os corações precisam ser partidos?


Pegando o gancho das palavras acima transcritas...
O que nos motiva a lutar? Olho para a minha vida, para as escolhas que fiz e, quanto mais eu penso, menos encontro a resposta. Há uma grande interrogação em minha cabeça, misturada com um sem número de sentimentos (bons e ruins).
Cometemos erros o tempo todo, somos humanos, é natural... Felizmente, cheguei a um ponto que decidi começar a corrigi-los, tentar reconquistar aquilo que considero importante para mim. Mas antes, é preciso lutar comigo mesma! Sei que sou meu pior inimigo. Somente quem precisa derrotar a si mesmo, sabe o quão difícil é não cometer os mesmos erros...
Questiono: até quando se consegue lutar e vencer a si mesmo? Sou capaz de ouvir daquela pessoa tão importante que ela desistiu de mim? As palavras talvez não tenham importância, mas o olhar, este sim pode machucar bastante. O que fazer quando isso acontece? Como ter forças para continuar? Será que realmente só daremos valor ao que temos quando perdermos? A pior coisa para alguém é saber que seus defeitos fizeram o outro ir embora, pois isso significa que nossas qualidades não são suficientes para manter a vontade de lutar.
Então, quando ‘aquela’ pessoa desiste de nós, passamos a pensar: lutar pra que? O certo seria lutarmos por nós, independente do que as outras pessoas pensam, mas Deus sabe como isso é difícil. E quem disse que seria fácil? Quer queira, quer não, lutamos diariamente, sozinhos... Todos erram, porém sábio é aquele que aprende com os próprios erros e evita cometê-los novamente.
Já me peguei pensando: porque a vida é tão complicada? Hoje sei que não é a vida, mas nossas escolhas que tornam tudo mais tortuoso. Sabe quando você ama tanto alguém e, mesmo assim, vocês precisam ficar separados? Pois é... Às vezes temos que deixar o amor sair pela porta da frente. E você vai me perguntar: não será esse mais um erro cometido? Quem vai saber...
Dói ter que abrir mão do que mais se quer, mas isso também pode ser bastante libertador! É claro que, ainda assim, doerá muito. E nesse momento nos perguntaremos por que temos que sentir tanta dor... Dizem que ela faz parte do crescimento, resta-nos torcer para ser verdade, para conseguir crescer e seguir adiante. Apenas sei que, é no momento da dor, que perdemos a inocência.
E, apesar de todos os questionamentos, dos erros e acertos, da dor, continuo acreditando que vale a pena lutar, sempre e sempre. Se desistirmos, no que o mundo irá se transformar, qual sentido terei dado a minha vida? Eu quero lutar, eu quero acreditar! Nem todos os corações precisam ser partidos, é verdade, mas se meu coração nunca tivesse sido partido, como eu iria aprender a não partir o coração de quem mais amo?!

Um comentário:

Patricia disse...

Acho que só quem sente realmente a dor sabe o quanto ela pode vir a mudar a vida de uma pessoa. Se vai mudar para melhor, nos fazendo crescer, ou se vai mudar para pior, nos tornando pessoas amargas, isso só o tempo poderá dizer. O que hoje eu posso dizer sobre essa tal "dor" é que não quero nunca mais sentir e que não desejo a ninguém... Que tal se a gente crescer, aprender e ser alguém melhor sem sentir dor??
Bjus