terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Lei da Perversidade das Relações Humanas

Recebi uma mensagem que tratava de um texto escrito por Max Gehringer à Revista Época, chamado ‘Lei da Perversidade Profissional’. Achei muito interessante, principalmente porque se traduz na mais pura realidade (infelizmente).
O colunista afirma que o sucesso nas relações profissionais reside em não se fazer inimigos, para tanto, há três regras básicas a serem seguidas, são elas:
1ª.
“Colegas passam, mas inimigos são para sempre”. Um favor ou uma gentileza é esquecido com o passar do tempo, enquanto que uma desfeita irá permanecer na lembrança para sempre.
2ª. A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto que a importância de uma desfeita só aumenta e, um dia, será cobrada, com juros e correção (é a chamada vingança).
3ª. Colega não é amigo, pois basta mudar de emprego ou de cidade para desaparecer de sua vida. E mais, quando você precisar dele, ele, provavelmente, mandará dizer que não pode atender.
Segundo o colunista e sua ‘Lei’,
“o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que tem boa memória”.
Quem nunca se encaixou nas regras acima que atire a 1ª pedra... São poucos os favores que guardo na memória e, principalmente, que dou a devida importância. Enquanto que as desfeitas... Eu sempre digo: ‘provavelmente nunca vou precisar dessa pessoa, mas um dia ela irá precisar de mim e aí...’
Vou mais além, deveria ser chamada de ‘Lei da Perversidade das Relações Humanas’, porque esses sentimentos povoam todo e qualquer relacionamento, não só o profissional. Se você pensar bem, vale pra tudo, especialmente nas relações amorosas e de amizade.
Mudando um pouco de assunto... No momento, ando entoando um tantra que diz: ‘vou ganhar a mega-sena, vou ganhar a mega-sena, vou ganhar a mega-sena’, como defendem os seguidores de ‘O Segredo’, pensamento positivo é tudo! Quem sou eu pra dizer que não?!
Desculpe o tempo sumida; sem escrever e postar crônicas autorais, é que passei por algumas mudanças em minha vida nos últimos meses (ainda falta a maior que dentro em breve anunciarei aqui), mas agora que estou mais tranqüila e inspirada, retorno a casa, como boa filha que sou, rsrsrs.
Até a próxima. Shalom!!!

Nenhum comentário: